CbE no CBSoft2014!

cbsoft2014O CbE estará presente no CBSoft14, mais precisamente no VEM, Workshop dedicado a discutir visualização, evolução e manutenção de software. Neste ano, o CBSoft acontecerá em Maceió, Alagoas, no período de 28/09 a 03/10.

Neste evento, será apresentado o trabalho entitulado PolymorficView: Visualizando o uso de polimorfismo em projetos de software. Este artigo é fruto do grupo de pesquisa em Engenharia de Software/INF/UFRGS, fruto do doutorado do Fábio Petrillo, onde eu ajudo nas implementações das ferramentas e e realizações de estudos e experimentos.

Vamos apresentar a notação PolymorficView, usada para visualizar como o polimorfismo é usado em projetos de software. O polimorfismo é, sem sobra de dúvidas, um dos grandes indicativos para se usar patterns. O seu uso traz inúmeros ganhos, mas também pode trazer problemas. Neste trabalho, fizemos experimentos o código fonte do JUnit e do FindBugs. O artigo completo está disponível na seção Artigos do blog.

 

This entry was posted in Posts by Guilherme Lacerda. Bookmark the permalink.

About Guilherme Lacerda

Mestre em Sistemas de Informação, área de Engenharia de Software, pela UFRGS. Doutorando em Engenharia de Software, área de Smells e Refatoração, também pela UFRGS. Dedica-se atualmente em atividades de consultoria e treinamento em Engenharia de Software, Gerência de Projetos e Metodologias Ágeis. Professor Universitário de Graduação (FACENSA, UniRitter) e Pós-Graduação (UniRitter, Unisinos, UFRGS). Atuou como diretor de tecnologia de uma empresa do ramo de software livre e open source durante 9 anos. Desenvolveu dezenas de projetos com tecnologias C/C++, PHP e Java, usando Metodologias Ágeis.Pioneiro em Metodologias Ágeis no Brasil, onde atua desde 2001, com especial ênfase em Lean, SCRUM e eXtreme Programming. Certified SCRUM Master (CSM) e Certified SCRUM Professional (CSP) pela SCRUM Alliance. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais sobre o tema. Participou da revisão técnica do livro “eXtreme Programming Explained”, do Kent Beck, lançado em 2004 pela Bookman. Fundador do XP-RS/GUMA, onde atua na vice-coordenação. Membro do IASA (International Association Software Architects), SCRUM Alliance e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s