4a. do Conhecimento: Palestra na PROCERGS

DivulgaçãoNo dia 27 de novembro, fui convidado pela galera da PROCERGS, para ministrar uma palestra em um evento interno que eles tem, que é muito legal: a 4a do Conhecimento. Detalhe: esta bela iniciativa, que deve ser incentivada em outras empresas, está comemorando 10 anos! Parabéns PROCERGS, pelo exemplo!

Neste dia, escolhi falar um pouco sobre retrospectiva, o que considero e embaso muito o meu trabalho de coaching como uma ferramenta essencial de transformação, de formação de equipes. Este foi o ponto principal do nosso bate-papo, que durou mais de 2 horas! Foi legal, porque a companhia, já há um tempo, está passando por esta transição, formando e preparando times para trabalhar com agilidade.

DSC09010Parabéns a todos pelo excelente trabalho de disseminação de Métodos Ágeis (Suzana, Jamile, Dionatan, Marcelo, Petrillo!, entre outros tantos). Eu sei que não é fácil🙂

Agradeço o convite do Dionatan e parabenizo o excelente trabalho do Jaime  e do Cleon Espinoza, sobre Gestão do Conhecimento.

Abaixo, está disponível a apresentação realizada.

This entry was posted in Posts by Guilherme Lacerda. Bookmark the permalink.

About Guilherme Lacerda

Mestre em Sistemas de Informação, área de Engenharia de Software, pela UFRGS. Doutorando em Engenharia de Software, área de Smells e Refatoração, também pela UFRGS. Dedica-se atualmente em atividades de consultoria e treinamento em Engenharia de Software, Gerência de Projetos e Metodologias Ágeis. Professor Universitário de Graduação (FACENSA, UniRitter) e Pós-Graduação (UniRitter, Unisinos, UFRGS). Atuou como diretor de tecnologia de uma empresa do ramo de software livre e open source durante 9 anos. Desenvolveu dezenas de projetos com tecnologias C/C++, PHP e Java, usando Metodologias Ágeis.Pioneiro em Metodologias Ágeis no Brasil, onde atua desde 2001, com especial ênfase em Lean, SCRUM e eXtreme Programming. Certified SCRUM Master (CSM) e Certified SCRUM Professional (CSP) pela SCRUM Alliance. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais sobre o tema. Participou da revisão técnica do livro “eXtreme Programming Explained”, do Kent Beck, lançado em 2004 pela Bookman. Fundador do XP-RS/GUMA, onde atua na vice-coordenação. Membro do IASA (International Association Software Architects), SCRUM Alliance e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s