FISL 14

fisl14O CbE estará presente no FISL 14 – Fórum Internacional de Software Livre, com duas palestras. Abaixo, segue o resumo delas:

  • Troca de figurinhas – Como criar um ambiente de aprendizagem em sua equipe? Sabemos que desenvolver software requer conhecimento, seja este oriundo da leitura de livros e salas de aula, e/ou obtido através de experiências em projetos anteriores. Mas como você repassa conhecimento para outras pessoas? Talvez você nunca tenha pensado nisto, ou até já pensou mas não soube como fazer. Se este for o seu caso venha conhecer o que algumas empresas tem feito para distribuir conhecimento entre seus funcionários. Acredite, isto pode fazer a diferença e manter sua equipe motivada. Esta palestra será realizada por Rafael Helm e Guilherme Elias.
  • Integração e entrega contínua de produtos? Que venha o eXtreme Programming! Sabemos que desenvolver software requer conhecimento, seja este oriundo da leitura de livros e salas de aula, e/ou obtido através de experiências em projetos anteriores. Mas como você repassa conhecimento para outras pessoas? Talvez você nunca tenha pensado nisto, ou até já pensou mas não soube como fazer. Se este for o seu caso venha conhecer o que algumas empresas tem feito para distribuir conhecimento entre seus funcionários. Acredite, isto pode fazer a diferença e manter sua equipe motivada. Palestra ministrada por Guilherme Lacerda e Daniel Wildt.

Com 14 anos de história, o Fórum Internacional Software Livre já se consolidou como o mais significativo encontro de comunidades de Software – e cultura! – Livre na América Latina, com cerca de 5 mil participantes. Este é o resultado do trabalho, da colaboração e do envolvimento de milhares de pessoas que acreditam nas soluções tecnológicas e educacionais livres e na força de uma comunidade atuante em todo o mundo.

O FISL 14 acontece de 3 a 6 de julho de 2013, em Porto Alegre.

This entry was posted in Posts by Guilherme Lacerda. Bookmark the permalink.

About Guilherme Lacerda

Mestre em Sistemas de Informação, área de Engenharia de Software, pela UFRGS. Doutorando em Engenharia de Software, área de Smells e Refatoração, também pela UFRGS. Dedica-se atualmente em atividades de consultoria e treinamento em Engenharia de Software, Gerência de Projetos e Metodologias Ágeis. Professor Universitário de Graduação (FACENSA, UniRitter) e Pós-Graduação (UniRitter, Unisinos, UFRGS). Atuou como diretor de tecnologia de uma empresa do ramo de software livre e open source durante 9 anos. Desenvolveu dezenas de projetos com tecnologias C/C++, PHP e Java, usando Metodologias Ágeis.Pioneiro em Metodologias Ágeis no Brasil, onde atua desde 2001, com especial ênfase em Lean, SCRUM e eXtreme Programming. Certified SCRUM Master (CSM) e Certified SCRUM Professional (CSP) pela SCRUM Alliance. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais sobre o tema. Participou da revisão técnica do livro “eXtreme Programming Explained”, do Kent Beck, lançado em 2004 pela Bookman. Fundador do XP-RS/GUMA, onde atua na vice-coordenação. Membro do IASA (International Association Software Architects), SCRUM Alliance e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s