CbE no Agile Brazil 2013

agilebrazil2013

O CbE estará presente no Agile Brazil 2013, que acontece em Brasília, de 26 a 28/06. Os temas apresentados serão:

  • “Baby Steps Game” – Tutorial que ministrarei com o Émerson Hernandez (ThoughtWorks), que substituirá o Carlos Lopes. Resumo:“’Baby steps’ é um mantra ágil, indicado tanto para práticas de gestão quanto do ponto de vista técnico.
    Mas como exercitamos esta prática? Como podemos exercitar práticas como design simples, move people around, programação em pares, TDD e refatoração, entendendo a essência deste mantra? Em especial, como podemos integrar código várias vezes por dia, de forma segura e consciente? Venha participar desta divertida dinâmica de programação e entender o real benefício e poder dos baby steps.”
  • “No movimento da Agilidade – o time de desenvolvimento deve virar o time de marketing!”  – Palestra que será ministrada pelo Daniel Wildt e pelo Rafael Helm. Resumo: “Quando um time inicia o trabalho com métodos ágeis, inicia a busca por uma cultura de prevenção e aprendizado. Por um processo de entrega de valor de forma constante aos clientes. Aprende que não é suficiente ter um ritmo para entrega de software. Deve ser entregue software de valor, que traga algum tipo de retorno para o cliente. E quanto mais um time avança no trabalho com produtos, começa a se preocupar com questões como aquisição de novos clientes, conversão, retenção, a busca por fazer estes clientes se tornarem seguidores e pessoas que possuem grande empatia pela marca ou produto em questão. E tudo isto faz o trabalho de um desenvolvedor evoluir, para trabalhar outros skills que passam a ser esperados em um desenvolvedor.”

Em breve disponibilizaremos o material da palestra e tutorial. Aguardem!

This entry was posted in Posts by Guilherme Lacerda. Bookmark the permalink.

About Guilherme Lacerda

Mestre em Sistemas de Informação, área de Engenharia de Software, pela UFRGS. Doutorando em Engenharia de Software, área de Smells e Refatoração, também pela UFRGS. Dedica-se atualmente em atividades de consultoria e treinamento em Engenharia de Software, Gerência de Projetos e Metodologias Ágeis. Professor Universitário de Graduação (FACENSA, UniRitter) e Pós-Graduação (UniRitter, Unisinos, UFRGS). Atuou como diretor de tecnologia de uma empresa do ramo de software livre e open source durante 9 anos. Desenvolveu dezenas de projetos com tecnologias C/C++, PHP e Java, usando Metodologias Ágeis.Pioneiro em Metodologias Ágeis no Brasil, onde atua desde 2001, com especial ênfase em Lean, SCRUM e eXtreme Programming. Certified SCRUM Master (CSM) e Certified SCRUM Professional (CSP) pela SCRUM Alliance. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais sobre o tema. Participou da revisão técnica do livro “eXtreme Programming Explained”, do Kent Beck, lançado em 2004 pela Bookman. Fundador do XP-RS/GUMA, onde atua na vice-coordenação. Membro do IASA (International Association Software Architects), SCRUM Alliance e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s