Apresentações disponíveis: 5S em Código e Trunk Based Development (CBSoft 2011)

Já estão disponíveis os slides das palestras realizadas em São Paulo, no CBSoft 2011.

Na palestra de 5S em código, apresentamos problemas comuns em código, conhecido como bad smells bem como técnicas/ferramentas que podem ajudar na limpeza, saúde e bem-estar do código.

Um dos exemplos mostrados (BankAccount), já está  disponível no GitHub.

 

Na apresentação de Trunk Based Development, mostramos os principais problemas enfrentados por times de desenvolvimento e os tipos diferentes de branches. Foram apresentados também exemplos práticos de como minimizar estes impactos nos times e estratégias que ajudam no desenvolvimento de software, como Branch By Abstraction e Feature Toggles.

Já está disponivel um exemplo de Feature Toggle no GitHub.

This entry was posted in Posts by Guilherme Lacerda. Bookmark the permalink.

About Guilherme Lacerda

Mestre em Sistemas de Informação, área de Engenharia de Software, pela UFRGS. Doutorando em Engenharia de Software, área de Smells e Refatoração, também pela UFRGS. Dedica-se atualmente em atividades de consultoria e treinamento em Engenharia de Software, Gerência de Projetos e Metodologias Ágeis. Professor Universitário de Graduação (FACENSA, UniRitter) e Pós-Graduação (UniRitter, Unisinos, UFRGS). Atuou como diretor de tecnologia de uma empresa do ramo de software livre e open source durante 9 anos. Desenvolveu dezenas de projetos com tecnologias C/C++, PHP e Java, usando Metodologias Ágeis.Pioneiro em Metodologias Ágeis no Brasil, onde atua desde 2001, com especial ênfase em Lean, SCRUM e eXtreme Programming. Certified SCRUM Master (CSM) e Certified SCRUM Professional (CSP) pela SCRUM Alliance. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais sobre o tema. Participou da revisão técnica do livro “eXtreme Programming Explained”, do Kent Beck, lançado em 2004 pela Bookman. Fundador do XP-RS/GUMA, onde atua na vice-coordenação. Membro do IASA (International Association Software Architects), SCRUM Alliance e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s